sábado, 6 de junho de 2015

O Mapa Genético atual da Europa



O mapa acima, criado pela eupedia.com, mostra a composição genética de países europeus com base em Haplo grupos. Estes grupos compartilham um ancestral comum e pode ser uma maneira de olhar para a composição genética de uma população.

Nos seres humanos, haplo grupos podem basear-se em DNA-Y que é passado de pai para filho ou DNA-MT que é passado da mãe à prole de ambos os sexos.

O mapa acima tem base em Y-DNA, portanto, só mostra ancestrais comuns do sexo masculino e não do sexo feminino. Além disso, deve, obviamente, não deve ser utilizado para atribuir que um país seja melhor do que qualquer outro.

O mapa destaca algumas coisas bastante interessantes. Aqui estão apenas alguns:

As ilhas britânicas têm muito mais em comum com pessoas da França, Espanha e Portugal do que com as pessoas da Escandinávia.

Embora a Finlândia compartilhe algumas semelhanças com os estados bálticos, os grupos DNA-Y são muito diferentes das dos outros países nórdicos.

Na Áustria e na Alemanha, apesar de terem língua alemã, tem bastante diferenças entre os grupos DNA-Y. No entanto, a Áustria e a Hungria parecem notavelmente similares

Os Balcãs somam provavelmente a região  mais geneticamente diversa na Europa.

A Islândia tem um número significativo de pessoas de 4 haplo grupos diferentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Sentinela - Mídia dissidente brasileira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...